Troféus dos campeões
Troféus dos campeões

Os campões brasileiros de optimist levam para casa imponentes troféus da Associação Brasileira da Classe Optimist (ABCO). Existe um troféu rotativo para o campeão geral e um outro para a campeã feminina.
O troféu rotativo fica com o velejador campeão até o próximo campeonato brasileiro, momento em que cede para o novo campeão. Quando um velejador ganha 3 vezes o campeonato, fica definitivamente com o troféu.
Na classe optimist, ganhar definitivamente o troféu é algo muito difícil de acontecer devido ao limite de idade. Aconteceu somente uma vez quando Carlos Henrique Wanderley (YCSA) ganhou os campeonatos de 1979, 1980 e 1981 e ficou definitivamente com o troféu na época. Por este motivo, o atual troféu do campeão geral tem as placas dos campeões somente a partir de 1982.
O Troféu de Campeão Feminina tem uma história semelhante. O primeiro Troféu Transitorio pertence hoje a Andrea Lobo da Rosa Borges, que ganhou 3 ano seguidos, 1998, 1999, 2000.
O atual Troféu do Feminino foi “inaugurado” em 2001 também pela Andrea Borges, que portanto, ganhou 4 campeonatos seguidos.

Eduardo Melchert, o Dudu, do YCSA, foi o ganhador o 1º Campeonato Brasileiro de Optimist, em 1973. Por coincidência, Nicolas Bernal, campeão brasileiro de 2017 é treinado por Gabriel Melchert, filho de Dudu, e também campeão brasileiro em 2004.

O atual troféu de campeão geral
O atual troféu de campeão geral possui placas dos 36 velejadores que foram campeões brasileiros a partir de 1982 . Confira nas fotos a seguir as placas dos campeões a partir de 1982:
Mais informações:
Categorias