Ir para conteúdo

Vela Brasileira Conquista o Mundo em 2021

(Maio de 2021) O Brasil conquista o mundo e estará representado nos meses de maio e junho de 2021 nos maiores e principais Campeonatos Mundiais da vela sub-16, por 24 velejadores de 12 a 15 anos de todo o Brasil, da Classe Optimist, o kart da vela mundial. Apesar de todas as dificuldades mundiais impostas pela pandemia de COVID 19, o Brasil estará presente nas Americas e na Europa, representando o Brasil com uma equipe a altura de conquistar vários títulos.

O Optimist é a porta de entrada da vela no mundo, tendo sido a base da maior parte dos campeões olímpicos e mundiais, como os Brasileiros e Brasileiras campeões olímpicos e mundiais Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze. Em 2021 a equipe brasileira é formada por 24 atletas de 12 a 15 anos, sendo 8 meninas e 16 meninos.

Os principais eventos mundiais de 2021 onde o Brasil estará representado são os seguintes:

  • 29 de maio a 5 de junho o Campeonato Norte americano, que será realizado no México.
    O Brasil conta com uma equipe de 15 velejadores, sendo 4 meninas e 11 meninos.
    Na nossa equipe para esse campeonato, está a atual campeã Brasileira, Melissa Paradeda, filha do multi-campeão de vela, Alexandre Paradeda.
    O brasil conta ainda com a velejadora revelação na vela feminina, Valentina Guimarães, campeã brasileira infantil de 2021, e uma grande esperança de medalha no campeonato Norte Americano de 2021.
    O último Campeonato Norte Américano, realizado em 2019 nas Bahamas, o Brasil foi o grande vencedor, com o velejador Gustavo Campos.
    Em 2021 o Brasil vai em busca do bi-campeonato, com um time muito bem treinado e preparado para esse difícil evento.
  • 20 a 27 de junho o Campeonato Europeu – O Campeonato Europeu será realizado em Cadiz na Espanha.
    Esse é o segundo evento mais importante da classe Optimist no calendário mundial, e o Brasil estará representado por 4 velejadores, 2 meninos e 2 meninas.
    A equipe do Brasil tem no seu time destaque para o velejador Arthur Back, campeão brasileiro infantil de 2021, uma das promessas do Brasil.
    Em 2019 o Brasil foi vice-campeão com o velejador Fernando Menezes, e em 2021 vai com um time preparado para buscar um resultado de destaque.
  • 30 de junho a 10 de julho o Campeonato Mundial – Esse é o campeonato mais importante do calendário da vela sub-16 do mundo em 2021.
    O Campeonato Mundial de 2021 será realizado no Lago de Garda, na Itália, casa atual do Mega Campeão Olímpico e Mundial, Robert Scheidt.
    O Brasil tem um histórico de destaque nessa competição, e em 2021 está com um forte time para buscar o campeonato mundial.
    O Brasil já foi campeão mundial por equipes, e tem um time forte para buscar o bicampeonato em 2021.
    Os destaques da equipe do Mundial em 2021 são: Lucas Freitas (atual bicampeão Brasileiro), Alex Kuhl (2x vice-campeão brasileiro), Eduardo Zeitone e Luiz Felipe Giagio (vice-campeões brasileiros por equipe).
    Além destes, está Douglas Said, um garoto exemplar, de origem humilde que teve sua vida transformada pela vela, vindo de uma comunidade carente de Ilhabela, que começou a velejar em um projeto social. Esses são os 5 velejadores da equipe Brasileira de Vela, que tem como idade limite 15 anos.

Entre 3 e 13 de junho os times do mundial e europeu farão os últimos treinos conjuntos antes do embarque para Espanha e Itália, que está programado para os dias 9 de junho para o time do Europeu, e dia 20 de junho para o time do Mundial. Os times do Europeu e Mundial participarão de treinos e regatas em Portugal, Espanha e Itália antes dos eventos principais, sendo estas uma importante etapa antes das competições principais.

E como nesse momento único do mundo, temos ainda o grande desafio da chegada na Europa, dadas as restrições aos Brasileiros devido a pandemia de COVID 19. Os times estão em contato com as embaixadas da Itália e Espanha. Qualquer ajuda nesse sentido das autoridades Italianas, principalmente, será de grande importância.

A cobertura desses eventos no Brasil será feita pela Optibra (Associação Brasileira da Classe Optimist), pelos seguintes canais digitais:

O Brasil está conquistando o mundo com a Vela Sub 16, representados pelos velejadores da Classe Optimist, e temos um time pronto para representar o nosso país a altura do nosso litoral e do tamanho da história de sucesso da vela no cenário mundial. As Américas, Europa e o Mundo vão receber os velejadores Brasileiros e esses meninos e meninas valentes e extremamente competentes vão fazer nosso brasil brilhar nas competições mais importantes do mundo.

Sobre a Classe Optimist e a Optibra

A Classe Optimist é a classe/barco de iniciação da vela mundial, e está presente no Brasil há 49 anos, completando 50 anos em 2023. O Optimist é também a porta de entrada para a vela Olímpica, tendo sido o caminho inicial dos maiores campeões do esporte mundial. O Optimist é destinado para velejadores iniciantes e experientes de 6 a 15 anos. Apesar do mito de um esporte de elite, graças ao desenvolvimento mundial do esporte, hoje é possível comprar um barco por menos de R$ 4500,00, menos que um telefone celular de última geração, ou um console de vídeo game. O esporte trás enormes benefícios para a vida social, contato com a natureza, redução da vida digital, melhoria de diversos aspectos cognitivos, entre outros pontos importantes para o crescimento atlético, esportivo e pessoal. O Brasil hoje conta com mais de 1.000 praticantes do esporte na classe Optimist, crianças de 6 a 15 anos. É possível aprender a velejar em diversas escolas de vela no Brasil inteiro, sem a necessidade de aquisição de qualquer tipo de material, e em muitos casos sem custos.

A OptiBRA é a Associação Brasileira dos Velejadores da Classe Optimist, e tem por finalidade principal o desenvolvimento da vela, pela prática segura da Vela infanto-juvenil na Classe Optimist em todo o território nacional, além de incentivar, orientar, dirigir, promover, fiscalizar e divulgar a prática da Vela de competição entre os jovens de 6 a 15 anos, em barcos da Classe Optimist.

 Contatos:

Marcus Amaral
Secretário Nacional da Classe Optimist
Tel.: 61-996538185
email: secretario@optibra.com.br
Site: www.optibra.com.br
Instagram – @optimistbrasil
Facebook – https://www.facebook.com/optimistbrasil/

Categorias

Informativo

marcusamaral Ver tudo

Pai do Pipe e um apaixonado por tecnologia, cloud, start ups e marketing digital... E lógico, como a inovação pode revolucionar mercados. Ainda por cima... louco pelo mar, Iatismo/Vela e tudo que está conectado a familia, meu maior amor e prioridade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: