Ir para conteúdo

Nova geração da vela busca medalhas no exterior

Brasil estará representado por garotos e garotas de 12 a 15 anos nos principais campeonatos da Classe Optimist nas próximas semanas

(Brasília – 20/5/2021) O Brasil tem boas chances de medalhas em três importantes torneios internacionais de vela nas próximas semanas. A equipe nacional, formada por 24 atletas de 12 a 15 anos de idade, estará presente nos campeonatos Norte-Americano, Europeu e Mundial da Classe Optimist, a porta de entrada da vela, onde campeões olímpicos como Robert Scheidt, Martine Grael e Kahena Kunze iniciaram suas carreiras.

CAMPEONATO NORTE-AMERICANO – Disputado de 29 de maio a 5 de junho no México, contará com 15 velejadores brasileiros, sendo quatro meninas e onze meninos. Dentre eles, destaca-se a atual campeã Brasileira, a gaúcha Melissa Paradeda, de 13 anos, filha do multicampeão de vela, Alexandre Paradeda.

CAMPEONATO EUROPEU – Acontece de 20 a 27 de junho, em Cadiz, na Espanha. É o segundo evento mais importante da classe Optimist. Em 2019, o Brasil foi vice-campeão com Fernando Menezes. Em 2021, terá um time promissor, formado por quatro velejadores. As maiores chances estão com o  Arthur Back do Rio de Janeiro, de 12 anos, campeão brasileiro infantil de 2021.

CAMPEONATO MUNDIAL – Será realizado de 30 de junho a 10 de julho em Garda, Itália, local onde hoje mora o brasileiro Robert Scheidt, ganhador de 5 medalhas olímpicas. É o torneio mais importante da vela sub-16. O Brasil venceu a competição por equipes na última edição e é forte candidato ao bicampeonato. Os destaques são Lucas Freitas (atual bicampeão Brasileiro), Alex Kuhl (2x vice-campeão brasileiro) e Eduardo Zeitone e Luiz Felipe Giagio – vice campeões brasileiros por equipe.

Além deles, integra a equipe Douglas Said, de 14 anos, garoto de origem humilde que teve sua vida transformada pelo esporte. Vindo de uma comunidade carente de Ilhabela, ele começou a velejar em um projeto social e hoje está na equipe principal do Brasil.

COVID CRIA EMPECILHOS – As restrições de viagens devido a pandemia da Covid-19 ameaçam a ida de pais e acompanhantes adultos. Os times estão em contato com as embaixadas da Itália e da Espanha e buscam apoio das autoridades nesse sentido.

                                                

Mais informações:

Categorias

Informativo

marcusamaral Ver tudo

Pai do Pipe e um apaixonado por tecnologia, cloud, start ups e marketing digital... E lógico, como a inovação pode revolucionar mercados. Ainda por cima... louco pelo mar, Iatismo/Vela e tudo que está conectado a familia, meu maior amor e prioridade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: