Ir para conteúdo

Bem Vindo aos 50 anos do Optimist Brasil

Optimist Brasil 50 anos

O selo comemorativo Optimist Brasil 50 Anos foi desenvolvido pelo OptiPai de Brasilia, o professor da Universidade de Brasilia Dr. Rafael Dietzsch, em comemoração ao cinquentenário da classe no Brasil (1972–2022),  a quem agradecemos imensamente pela colaboração a Classe Optimist Brasil

A principal fonte de inspiração para este projeto é a própria vela do Optimist. Nesse sentido, este desenvolvimento teve início a partir de algumas tentativas de se substituir as duas fileiras de quatro numerais das velas (uma legível e a outra invertida/espelhada, no outro lado da vela), pelos numerais data do cinquentenário (1972–2022), empilhados.

Entre os estilos de numerais e alfabetos, que variam de acordo com classes e preferências regionais, há um modelo bastante difundido entre as associações de classes e fabricantes de velas, inspirado em um desenho de fonte conhecido com “Mandatory“. Desenvolvido originalmente por Charles Wright em 1935, é o padrão utilizado nas placas de identificação de veículos no Reino Unido, assim como no sistema de placas de três letras e quatro números, norma padrão no Brasil entre 1990 e 2018, e que coexiste com o novo sistema conhecido como “padrão Mercosul”.

Apesar de diferentes preferências, o desenho da Mandatory tem uma forte identidade com o mundo dos barcos a vela. Por essa razão, decidiu-se utilizar este desenho como ponto de partida para a marca. Como não há nenhuma fonte no mercado com essas características exatas, o jeito foi desenvolver o desenho do zero.

A partir da análise de imagens fotográficas e de versões digitais gratuitas da Mandatory, desenvolveu-se um modelo de fonte monoespaçada (i.e. todos os caracteres com a mesma largura), um importante elemento construtivo deste selo comemorativo. O desenvolvimento começou com os numerais, e depois se estendeu ao alfabeto maiúsculo. A ideia inicial era produzir somente os numerais, e as letras necessárias para a composição do texto Optimist Brasil 50 Anos. No entanto, estes parâmetros iniciais foram extrapolados, e desenvolveu-se um alfabeto completo.

Assim, tornou-se possível criar a forma final da marca, que tem como base uma forma pentagonal que reproduz a vela do Optimist, assim como os numerais nela posicionados, nas cores verde e amarelo. Criou-se algumas variações deste tema, todas utilizando a sigla BRA e/ou a data 1972–2022, além do símbolo da classe (que é formado pelas letras O e I, em referência à instituição Optimist International).

Por último, é importante destacar uma característica marcante do conjunto, que é a inclinação do texto seguindo a inclinação da valuma, de aproximadamente 12°.

Bem vindo aos 50 anos do Optimist Brasil!!! Use nosso selo e comemore esse momento tão importante!

Categorias

Informativo

marcusamaral Ver tudo

Pai do Pipe e um apaixonado por tecnologia, cloud, start ups e marketing digital... E lógico, como a inovação pode revolucionar mercados. Ainda por cima... louco pelo mar, Iatismo/Vela e tudo que está conectado a familia, meu maior amor e prioridade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: