Sobre o Ranking Nacional 2024: conheça como é calculado de acordo com o Regulamento da Classe
Leia as explicações sobre a pontuação nesse arquivo:
Explicações sobre a pontuação
De acordo com o Regulamento Geral da Optibra:
Art. 35º Para efeitos de seleção de velejadores para os eventos previstos nos capítulos IV, V e VI deste Regulamento, anualmente, deve ser constituído um “Ranking” Seletivo Nacional resultado da combinação do Campeonato Brasileiro e do Campeonato Seletivo.
- Serão consideradas todas as regatas válidas, de ambos os eventos, mesmo que um deles não tenha sido validado.
- A pontuação de um competidor será a soma das pontuações obtidas em cada campeonato (com ou sem descartes, ou seja, de acordo com o número de regatas realizado em cada campeonato). Será acrescido um terceiro descarte em qualquer dos campeonatos, desde que 21 regatas ou mais tenham sido disputadas somando-se os 2 eventos.
- Os velejadores que não participarem de um dos eventos receberão em todas as regatas deste evento a pontuação referente ao DNC no evento com o maior número de competidores inscritos.
- Para fins do ranking nacional, a pontuação de cada regata da flotilha prata será a posição obtida na regata acrescida do número total de velejadores da flotilha ouro.
- Na hipótese da CR não conseguir equiparar o número de regatas das flotilhas em qualquer dos eventos integrantes do ranking nacional, será aplicado, para fins de pontuação no ranking nacional, o seguinte critério:
- Caso a(s) regata(s) faltante(s) seja(m) na flotilha prata ou bronze, será computada para a(s) regata(s) faltante(s) a posição final do velejador no respectivo campeonato;
- Caso a(s) regata(s) faltante(s) seja(m) na flotilha ouro, a(s) regata(s) excedentes das demais flotilhas do referido campeonato, para fins do ranking nacional, será(ão) desconsiderada(s) de modo a equiparar ao número máximo de regata da flotilha ouro.
Então preparamos uma planilha com os resultados do Campeonato Brasileiro e com os pontos que esses resultados geram no Ranking Nacional. É importante que todos entendam que não são idênticos, já que houve a divisão em flotilhas. E para trazer maior transparência e permitir o entendimento de todos, preparamos este texto explicativo.
As principais diferenças são:
- Os velejadores estrangeiros (em número de 21) são convidados a participar do nosso Campeonato Brasileiro, mas não do Campeonato Seletivo. Estão marcados numa cor alaranjada para facilitar a sua visualização. Como eles não disputam as nossas vagas aos campeonatos internacionais, na primeira coluna (Ranking) eles não estão sendo contabilizados, fornecendo assim a verdadeira posição de cada velejador brasileiro no Ranking.

- Se forem completadas as 12 regatas previstas na Seletiva, os estrangeiros (e todos aqueles que não participarem da Seletiva) vão receber 12 x 182 = 2.184 pontos (DNC do Brasileiro de acordo com item III do art 35º) podendo descartar 2 dessas regatas (364 pontos) somando então 1.820 pontos à sua pontuação atual.
- A pontuação no Ranking Nacional daqueles que ficaram nas flotilhas Prata e Bronze, de acordo com o item IV do artigo 35º, deve ser a colocação naquela regata acrescida da quantidade de velejadores nas flotilhas acima. Como tivemos 61 velejadores na flotilha Ouro, um 1º lugar numa regata da flotilha Prata equivale a 62 pontos no Ranking Nacional. Isso fará com que o total de pontos dos velejadores nas flotilhas Prata e Bronze sejam diferentes entre os resultados do Campeonato Brasileiro e do Ranking Nacional. No exemplo abaixo os dois primeiros velejadores ficaram na flotilha Ouro e os dois seguintes na Prata. Observem o que acontece com suas pontuações no Ranking:

- Em consequência disso, o descarte também muda, já que as regatas da flotilha Prata e Bronze sempre terão mais pontos do que as regatas da fase qualificatória. Vamos tomar como exemplo a Manuelle Sasaki no quadro acima. Ela descartou um 30º lugar na 3ª regata da fase qualificatória do Brasileiro. Mas o 22º que ela tirou na regata F3 significa 83 pontos no Ranking, e será o seu descarte. Isso altera as posições relativas dos velejadores das séries Prata e Bronze.
Pedimos a todos que verifiquem seus resultados e seus pontos para iniciarmos a apuração com os dados corretos. E em caso de dúvidas, não hesitem em contactar a diretoria da Optibra.
Boa seletiva a todos!
Categorias
