Asiático 2019… Sucesso do Brasil!!!
Que campeonato!!! Asiático 2019… Sucesso do Brasil!!! E que sucesso!
De 30/09 a 07/10/2019 se realizou o Asian&Oceanian Optimist Championship em Muscat, Oman.
A equipe brasileira foi composta por Gabriela Vassel, Victória Viegas, Eduardo Pombo, Pedro Perez, João Carlin e Fernando e Guilherme Menezes chegou três dias antes da competição para treinamento, junto com o técnico Leonardo Santos e o team leader Frederico Viegas.
Foi a primeira vez que Brasil participou do Campeonato Asiático de Optimist, um campeonato de elevado nível técnico. E o Brasil fez jus ao convite e honrou nosso país… E não foi pouco!
Terminamos com dois velejadores entre os Top 10… E com um brilhante 3º lugar do Guilherme Menezes.
A estrutura da Oman Sail, sediada dentro do complexo Millennium Resort Mussanah é invejável, fazendo com um evento com 22 países e 144 velejadores parecesse pequeno.
Muita organização, capricho e alegria e a receptividade do povo Omani e dos demais países asiáticos foi excelente, fazendo com nós rapidamente nos sentíssemos em casa. E os pais não passaram nada mal, excelentes apartamentos, piscinas e um gastronomia de luxo.
A temperatura girava na casa de 30 a 35°C e com grande umidade, mas sempre com uma boa brisa e ar condicionado em todas as instalações do resort e do Centro náutico, inclusive no paliteiro das velas.
Na parte técnica a equipe apresentou ótimo entrosamento e bom desempenho no enfrentamento com as fortes equipes asiáticas.
Foram 5 dias de regatas totalizando 10 regatas individuais e as regatas em equipe. Os ventos estiveram entre 15 e 18 Knots com boas ondas nos dois primeiros dias, depois caindo entre 12 e 8 Knots e também diminuindo as ondas.
Na prata se classificaram Vitória Viegas, Eduardo Pombo e Pedro Perez. Aqui vale o destaque para Vitória Viegas, a Vivi, umas das mais novas do campeonato e a mascote da equipe que fez sucesso com sua simpatia e alegria.
Na ouro, a atual campeã brasileira, Gabriela Vassel, não conseguiu repetir os ótimos resultados recentes, fechando em 47° geral e 13° feminino.
João Marcelo Carlin, em ótima fase, fez boas regatas e chegou no 17° lugar.
Fernando, sempre se mantendo no top 10, teve um penúltimo dia ruim, mas recuperou vencendo regatas e chegando em 9° lugar.
Guilherme, focado desde o início, não deu trégua aos asiáticos, obteve resultados expressivos, vencendo regatas e disputando o topo da tabela com os Tailandeses, finalizando o campeonato com um brilhante 3º lugar.
Dos 5 primeiros colocados, 4 foram tailandeses, sendo que 10 primeiros colocados, 9 eram do mundial e um no europeu. O que mostra uma fase invejável da Tailândia.
Mas o Brasil está bem, e é clara a evolução do nosso país, que também se sagrou campeão do Norte-americano 2019 nas Bahamas, com Gustavo Campos em um desempenho surpreendente e que orgulhou muito a todos nós!
E vale o destaque para os irmãos gêmeos Guilherme e Fernando Menezes, que vêm demonstrado uma grande regularidade nos campeonatos internacionais desse ano, e com a experiência de 2019, se qualificam para continuar representando o Brasil em altíssimo nível em 2020, e nos orgulhando muito.
E por equipes…? Na regata em equipe tivemos um ótimo desempenho! Enfrentamos a Índia, Nova Zelândia, Hong Kong, Singapura e perdemos na semifinal num enfrentamento muito forte contra a China.
Os pais presentes fizeram contatos com os organizadores e também com os do país sede do próximo Asiático 2020, o Sri Lanka.
Sabemos que a vaga para o próximo asiático não está garantida, mas os contatos realizados, a boa receptividade pelos asiáticos e a vontade da delegação do Sri Lanka em ver o Brasil por lá em 2020 nos deixa animados.
Foi uma excelente oportunidade de estar no local lindo, velejar no Golfo de Oman, viver uma Cultura totalmente diferente e ainda ser muito bem recebido.
Foi uma ótima experiência para todos nós, que venha o Sri Lanka!
Categorias
marcusamaral Ver tudo
Pai do Pipe e um apaixonado por tecnologia, cloud, start ups e marketing digital... E lógico, como a inovação pode revolucionar mercados. Ainda por cima... louco pelo mar, Iatismo/Vela e tudo que está conectado a familia, meu maior amor e prioridade.
Super orgulhoso dos meus sobrinhos Fernando e Guilherme Menezes, que com os demais integrantes da equipe brasileira, souberam honrar nossa bandeira, mostrando ao mundo a garra brasileira! Parabéns Fe e Gui!
CurtirCurtir