Ir para conteúdo

Asiático 2019… Sucesso do Brasil!!!

Que campeonato!!! Asiático 2019… Sucesso do Brasil!!! E que sucesso!

De 30/09 a 07/10/2019 se realizou o Asian&Oceanian Optimist Championship em Muscat, Oman.

A equipe brasileira foi composta por Gabriela Vassel, Victória Viegas, Eduardo Pombo, Pedro Perez, João Carlin e Fernando e Guilherme Menezes chegou três dias antes da competição para treinamento, junto com o técnico Leonardo Santos e o team leader Frederico Viegas.

Foi a primeira vez que Brasil participou do Campeonato Asiático de Optimist, um campeonato de elevado nível técnico. E o Brasil fez jus ao convite e honrou nosso país… E não foi pouco!

Terminamos com dois velejadores entre os Top 10… E com um brilhante 3º lugar do Guilherme Menezes.

A estrutura da Oman Sail, sediada dentro do complexo Millennium Resort Mussanah é invejável, fazendo com um evento com 22 países e 144 velejadores parecesse pequeno.

Muita organização, capricho e alegria e a receptividade do povo Omani e dos demais países asiáticos foi excelente, fazendo com nós rapidamente nos sentíssemos em casa. E os pais não passaram nada mal, excelentes apartamentos, piscinas e um gastronomia de luxo.

A temperatura girava na casa de 30 a 35°C e com grande umidade, mas sempre com uma boa brisa e ar condicionado em todas as instalações do resort e do Centro náutico, inclusive no paliteiro das velas.

Na parte técnica a equipe apresentou ótimo entrosamento e bom desempenho no enfrentamento com as fortes equipes asiáticas.

Foram 5 dias de regatas totalizando 10 regatas individuais e as regatas em equipe. Os ventos estiveram entre 15 e 18 Knots com boas ondas nos dois primeiros dias, depois caindo entre 12 e 8 Knots e também diminuindo as ondas.

Na prata se classificaram Vitória Viegas, Eduardo Pombo e Pedro Perez. Aqui vale o destaque para Vitória Viegas, a Vivi, umas das mais novas do campeonato e a mascote da equipe que fez sucesso com sua simpatia e alegria.

Na ouro, a atual campeã brasileira, Gabriela Vassel, não conseguiu repetir os ótimos resultados recentes, fechando em 47° geral e 13° feminino.

João Marcelo Carlin, em ótima fase, fez boas regatas e chegou no 17° lugar.

Fernando, sempre se mantendo no top 10, teve um penúltimo dia ruim, mas recuperou vencendo regatas e chegando em 9° lugar.

Guilherme, focado desde o início, não deu trégua aos asiáticos, obteve resultados expressivos, vencendo regatas e disputando o topo da tabela com os Tailandeses, finalizando o campeonato com um brilhante 3º lugar.

Dos 5 primeiros colocados, 4 foram tailandeses, sendo que 10 primeiros colocados, 9 eram do mundial e um no europeu. O que mostra uma fase invejável da Tailândia.

Mas o Brasil está bem, e é clara a evolução do nosso país, que também se sagrou campeão do Norte-americano 2019 nas Bahamas, com Gustavo Campos em um desempenho surpreendente e que orgulhou muito a todos nós!

E vale o destaque para os irmãos gêmeos Guilherme e Fernando Menezes, que vêm demonstrado uma grande regularidade nos campeonatos internacionais desse ano, e com a experiência de 2019, se qualificam para continuar representando o Brasil em altíssimo nível em 2020, e nos orgulhando muito.

E por equipes…? Na regata em equipe tivemos um ótimo desempenho! Enfrentamos a Índia, Nova Zelândia, Hong Kong, Singapura e perdemos na semifinal num enfrentamento muito forte contra a China.

Os pais presentes fizeram contatos com os organizadores e também com os do país sede do próximo Asiático 2020, o Sri Lanka.

Sabemos que a vaga para o próximo asiático não está garantida, mas os contatos realizados, a boa receptividade pelos asiáticos e a vontade da delegação do Sri Lanka em ver o Brasil por lá em 2020 nos deixa animados.

Foi uma excelente oportunidade de estar no local lindo, velejar no Golfo de Oman, viver uma Cultura totalmente diferente e ainda ser muito bem recebido.

Foi uma ótima experiência para todos nós, que venha o Sri Lanka!

Categorias

Informativo

marcusamaral Ver tudo

Pai do Pipe e um apaixonado por tecnologia, cloud, start ups e marketing digital... E lógico, como a inovação pode revolucionar mercados. Ainda por cima... louco pelo mar, Iatismo/Vela e tudo que está conectado a familia, meu maior amor e prioridade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.