Esclarecimentos sobre a medição do Campeonato Brasileiro de 2026
Durante a medição do Campeonato Brasileiro de 2026, em Itaparica, Bahia, serão exigidos os Certificados de Medição de todas velas e dos barcos fabricados a partir de 01/jan/2015, conforme aprovado pela AGO de 11 de janeiro de 2024, ocorrida durante o Brasileiro de Jurerê.
Esclarecemos que isso se aplica apenas aos velejadores veteranos que estarão participando do Campeonato Brasileiro, e NÃO se aplica aos estreantes participando da Copa Brasil de Estreantes.
Quem não tiver Certificado de Medição do Barco (Booking) precisa requerer à IODA, conforme instruções abaixo. NÃO DEIXE PARA PEDIR NA ÚLTIMA HORA!!!
Se o barco for adquirido novo, o fabricante deveria ter fornecido o booking. Se foi usado, o antigo proprietário.
Mas caso nenhum deles o possua, será necessário enviar ao Secretário Geral da IODA (sec_gen@optiworld.org) as seguintes informações:
- Foto do selo azul da ISAF ou World Sailing constante da bancada do mastro
- Foto dos número impressos no molde na proa. Se náo estiverem lá, podem estar na base da mesa do mastro ou da caixa de bolina.
- Nome e endereço de cobrança
- Endereço de envio, se for diferente
Após receber essas informações, eles enviarão invoice para pagamento por cartão de crédito ou Pay Pal.
O custo é de U$50 + U$10 para envio pelos Correios.
Como trata-se de uma cópia do certificado, no Brasileiro será necessário que o medidos nacional informe o peso do casco e o Presidente o Secretário da Optibra assinem o Booking.
Desta forma o barco estará apto para participar de qualquer campeonato oficial da classe, inclusive fora do Brasil.
De novo frisamos: não deixem para a última hora, pois os certificados precisam vir de Correios para o Brasil, o que pode demorar algumas semanas.
Categorias
